Notoriedade. A otimização de conteúdos do websites para motores de busca,
(SEO, Search Engine Optimization) é uma boa forma de criar resultados naturais / orgânicos nas pesquisas. Isso traz-lhe mais notoriedade. A sua empresa ou marca aparecerá em boa posição quando alguém pesquisar pelos seus produtos ou serviços? Análise de caso prático de um cliente.

Em primeiro lugar é importante salientar que o design de um website, nenhuma importância tem para a aquisição de bons resultados nas pesquisas. Os elementos gráficos não contam. Para desenvolver um bom trabalho de otimização devemos principalmente estar focados nos conteúdos de texto, na semântica e estrutura de código, tendo em conta aquilo que as pessoas querem ler e aquilo que os motores de busca querem encontrar para as pessoas. Essa é a arte que almejamos dominar.


 

Cliente: Marisu – Fábrica de Artigos em Arame, Lda

 

Perfil

A Marisu Lda é uma empresa que fabrica expositores em ferro aramado e outros metais. Tem um diferenciado e vasto número de produtos e gamas disponíveis de forma a responder a mercados como: expositores de lojas de vestuário e calçado, expositores de comércio e supermercados, expositores de livros e revistas, grelhas para a indústria do frio, pás para panificação e cestos de fritadeira.

A empresa tem cerca de 12 colaboradores e explora maioritariamente o mercado nacional (fabrica e vende para armazenistas e comércio).

Este cliente tinha anteriormente um perfil de investimento não abrangente. Criava notoriedade online apenas através de sistemas não orgânicos (cliente tinha que investir mensalmente em palavras-chave e termos de pesquisa).

Começámos o trabalho em janeiro de 2017 e analisamos agora alguns resultados.

 

Pré-requisitos do cliente e análise de notoriedade

Objectivos:

  1. reduzir o investimento mensal do cliente, mantendo os resultados de notoriedade actuais ou se possível aumentar a qualidade dos resultados;
  2. reformular a estrutura do antigo website e mostrar melhores conteúdos sobre os produtos;
  3. facilitar a pesquisa de produtos no catálogo do website, mostrar produtos na primeira página;
  4. poder gerar um catálogo pdf, pronto a imprimir, a partir dos produtos e descrições do site, em tempo real.

 

Neste case study, vamos abordar o ponto 1. Redução do investimento do cliente.

 

Desenvolvimento (o que fizemos)

Após análise decidimos fazer uma intervenção na Otimização do Website para Pesquisas nos Motores de Busca. Ao implementarmos metodologias de melhoramento dos conteúdos para a web, podemos reduzir substancialmente o investimento do cliente em plataformas mais onerosas. Isto permitirá que ao longo do tempo possam surgir resultados naturais de melhor qualidade e que o cliente alcance mais notoriedade poupando no investimento.

 

Após o website publicado (com novos conteúdos de texto e imagens) iniciámos a nossa análise com o objectivo de intervir, modificando alguns conteúdos e acrescentando outros. Foram também fornecidas ao cliente algumas boas-práticas para edição e gestão dos conteúdos do website. Foi instalada uma extensão para não contabilizar as visitas do próprio cliente e de alguns stakeholders.

marisu

 

Web Archive do site em out.2016
Web Archive do site em out.2017

 


2016
Visitas orgânicas – média em 2016

2017
Relatório de resultados orgânicos 2017 (visitantes pelas pesquisas orgânicas no google)
Link para o relatório:
relatório Analytics Descrição geral público-alvo 20170101-20171130

Relatório de resultados orgânicos jan. a nov. de 2017

Clique na imagem para aceder ao relatório em formato .PDF


 

Conclusão

Reduzimos o investimento do cliente em cerca de 42% ao aumentarmos os resultados de pesquisas orgânicas. É obra!
Ao fim de 3 meses, atingimos um tráfego ao website na ordem das 400 visitas por semana. Quase 5000 utilizadores únicos num ano.

Cerca de 73% das visitas foram novos visitantes (visitantes que encontraram a empresa na pesquisa) e mantivemos uma taxa de retorno ao site na ordem dos 26%.
Mais de 1300 utilizadores únicos voltaram ao site e mais de 170 visitantes contactaram a empresa.

Notoriedade em contínuo

São 5000 potencias clientes que ficaram a conhecer a empresa por ação própria. É um investimento que se paga a ele próprio.
Como qualquer bom investimento que a sua empresa deve fazer.

É importante referir que conseguimos também que a taxa de rejeições (utilizadores que abandonam o site em menos de 30 segundos) seja extremamente baixa (menos de 5%). Isto significa que o website cumpre com os conteúdos e expectativas do visitante após o resultado da pesquisa que o levou ao website.

Vamos analisar o funil de conversão num post futuro. Não podemos, por motivos profissionais, expôr toda a informação do trabalho realizado. Este é contudo um exemplo prático de como a otimização dos conteúdos para a web pode permitir a criação de notoriedade. Melhorar os seus resultados nas pesquisas pode ser de relevante importância no seu sector de actividade. Consulte-nos para mais info.

 Nota: Este post foi escrito com o consentimento da gerência da empresa, à qual agradecemos a confiança e abertura demonstradas. Brevemente iremos disponibilizar o testemunho da empresa e em que medida o nosso trabalho contribuiu para o marketing e posicionamento do nosso cliente.