O que é o copywriting?

 

Acção de criar textos com o objetivo de realizar uma venda ou divulgar um produto ou serviço. Slogans, whitepapers, descrições, sites, textos das redes sociais são exemplos de copywriting.

Tecnicamente é a forma criativa de escrever com o objectivo de promover um produto, uma marca, ideia ou negócio.  É a forma cuidadosa de editar, selecionar, tecer e construir frases para anunciar especificamente de forma a concretizar a ideia na linguagem comum.

Um trabalho de copywriting nem sempre tem como objetivo realizar a venda do produto. Pode ser para criar um conceito mental global nos potenciais consumidores, que se reflita na identidade que eles vêm na marca. No fundo é mostrar-lhes como de facto as coisas são, de forma definida mas sedutora. Nos tempos correntes o copywriting pode ser dinâmico.  O copywriting dinâmico concretiza-se com ações pre-estabelecidas por exemplo, ao assinar uma newsletter o que acontece, que feedback terá o utilizador? O que ele irá ler? Que tom de comunicação usar nas mensagens de sistema…

Como o texto pode atrair os seus potenciais clientes?
CASE STUDY

O copywriting ocupa um lugar de destaque na elaboração de um plano para criação de notoriedade. Criar textos mais interessantesimplica o conhecimento e aplicação de alguns conceitos importantes. Nomeadamente, após o conhecimento do perfil da empresa e dos seus potenciais clientes aplicam-se alguns conceitos e metodologias com o objetivo de definir estratégias mais eficientes na criação de notoriedade.

Consideramos cada cliente um cliente único. Com objetivos únicos e necessidades especificas, mas em todos os casos existe sempre uma preocupação com o detalhe e identidade da mensagem a transmitir. Para a criação de conteúdos diferenciados costumam ser importantes as seguintes metodologias:

  1. design gráfico para criação de conteúdos institucionais, corporativos ou para produtos ou serviços;
  2. captura de imagens, fotografia de conceito, criação de composições fotográficas com forte presença de identidade corporativa;
  3. elaboração de um website de conceito seguindo a identidade da empresa (actual ou renovada);
  4. configuração dos canais de comunicação complementares (como redes sociais ou outros canais de networking);
  5. criação de flyers ou brochuras para distribuição, etc…

O que tem estas metodologias / tarefas em comum?

Texto! Frases, slogans ou composições gráficas. O objetivo é comunicar o seu produto marca ou empresa. Copywriting!

Ao estarmos focados no copywriting, na criação de textos diferenciadores (sejam eles slogans, frases de anúncio ou textos descritivos dos seus produtos) estamos a criar conteúdos mais diferenciados.


Um copywriting mais criativo é fundamental para despertar o interesse dos seus potenciais clientes ou segmentos de clientes.

Perceba porque alguns websites são tao diferentes de outros embora pareçam iguais.

 


O copywriting aplicado no website torna-o mais confortável, amigável e confiável para os utilizadores. Estes notam mais proximidade e atração com a marca. Factores que inconscientemente podem influenciar na tomada de decisão do consumidor. Trabalhamos cada cliente como um perfil único, aplicando o know-how e boas práticas de cada sector de actividade. Elaborar conteúdos que criem mais proximidade com o seu mercado é o objectivo. Exploramos novas possibilidades de abordagem a cada instante. O seu focus tem que estar no seu negócio, o nosso focus é percebê-lo para que possamos criar mais círculos de negociação para si.


 

PARTE 1

Elaborámos um estudo de copywriting e observámos o que aconteceu.

CASE STUDY – oliveTASTE.pt

oliveTASTE é uma iniciativa independente que tem o objectivo de atrair mais clientes para o sector da restauração. O método de trabalho é efectuar um estudo em cada restaurante (caso a caso) e implementar algumas boas-práticas para a criação de mais notoriedade nesse restaurante. Recorrendo à experiência de campo, esta iniciativa visa criar e distribuir conteúdos digitais e de apoio ao negócio, que se traduzam na criação de mais oportunidades de angariar clientes.

O website tem o objectivo de mostrar o conceito ao seu público-alvo, os proprietários e gerentes de restaurantes ou responsáveis da comunicação dos mesmos.

caso de estudo copywriting

As palavras escolhidas.

Técnica metafórica: escolhemos uma analogia e trabalhamos a figura de estilo em redor. Neste caso, a mensagem é a de que existe “uma receita” (termo metafórico) para o problema da criação de visibilidade.

Discurso informal.

Conteúdos web podem ter textos formais ou informais. Devemos saber como equilibrar a linguagem na escrita tendo em conta elementos do perfil do público-alvo (como faixa etária, cultura, hábitos).  Muitas vezes optamos pelo discurso informal (ou não muito formal) para criar mais proximidade e conforto na leitura.

Perfil da informação (criação de acuidade visual)

Gráficos e textos completam a mensagem a transmitir. É importante ter uma visão flexível sob os vários aspectos de copywriting. A  acuidade visual resulta da nossa interpretação do ecrân, folheto, objecto… e da disposição otimizada dos elementos no layout. A acuidade visual atinge o seu máximo por volta dos 5 / 6 anos de idade e começa a reduz por volta das 20 anos. Hummm.. já sentiu aqueles momentos em que tem dificuldades em encontrar as funcionalidades no interface do smartphone? Mesmo não tendo qualquer problema diagnosticado de visão? E de repente elas sempre estiveram mesmo ali… à vista. Pois, acuidade visual: você já não tem 20 anos.

Ao elaborarmos conteúdos temos que ter em conta não só o design, mas também se serão legíveis, compreendidos, facilmente absorvidos… Esta é a importância do copywriting.

 

 Nota:  oliveTASTE está a ser objecto de estudo. Os  seus conteúdos são planeados em função disso.